3 de setembro de 2019 jesianerocha 0Comment

 

Perder um dente desequilibra todo o sistema bucal, causando uma série de problemas, como comprometer a mastigação e a fala, além de afetar a autoestima. Para substituir o dente, alguns procedimentos podem ser realizados, como as próteses fixas, próteses móveis e o implante, que pode ser feito através da Cirurgia Guiada, nova técnica bem mais confortável para o paciente.

 

Segundo dados divulgados em 2018 pelo IBGE, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias no Brasil. No entanto, nem sempre a prótese, seja fixa ou móvel, é a mais indicada, pois cada caso pede uma técnica diferente, já que a saúde geral e da boca precisam ser levadas em consideração para seguir com o tratamento ideal. De acordo com o cirurgião dentista, com especialidade em Implantodontia, Rodolfo Lopes Fernandes, muitos pacientes preferem usar a dentadura por questões financeiras e culturais: “Geralmente são pessoas de uma geração que não cuidou dos dentes por medo ou impossibilidade de ir ao dentista. Essas pessoas evitam técnicas mais invasivas, como o implante, simplesmente por medo”.

 

Rodolfo Lopes Fernandes – Especialista em Implantodontia da clínica Estética Sorriso,

 

DENTADURAS – A prótese móvel, popularmente conhecida como dentadura, é utilizada, geralmente, por pacientes mais idosos. É o tratamento com menor custo e de fácil higienização – já que pode ser retirada facilmente –, no entanto, causa insegurança, pois pode sair da boca em momentos inoportunos, e ainda possui baixa potência durante a mastigação. Já a prótese fixa, diferente da dentadura, é posicionada de forma que a peça fique presa aos dentes naturais que estão mais próximos, oferecendo mais segurança. Porém, pode danificar os dentes sadios, que servem como suporte. “Além disso, pacientes que usam dentadura tendem a sofrer perda óssea com o passar do tempo, o que deixa seu rosto mais envelhecido. Vale lembrar que mesmo quem perdeu os dentes naturais há muito tempo e usa uma prótese total, pode usar implantes. Entretanto, a única pessoa capaz de dizer qual é a melhor opção para cada paciente é o profissional dentista.”, pontuou Fernandes.

 

IMPLANTES – O implante dentário é uma peça de titânio que é fixada na boca do paciente por meio de cirurgia. Sua função é substituir, da forma mais natural possível, a raiz de um dente que foi perdido. É indicado tanto para pessoas que perderam todos os dentes quanto para aquelas que têm apenas um ou alguns dentes na boca. “A maioria dos pacientes garante que não existe dor ou incômodo no momento do implante”, contou o especialista. Entre as vantagens, a alta durabilidade (o implante pode durar mais de 20 anos); a fixação total; resultado totalmente natural; alta potência mastigatória e o custo-benefício positivo, pois a durabilidade é maior que as outras técnicas. No entanto, ao contrário das próteses, o tratamento com implante é feito em etapas.

 

MAIS MODERNOS – A melhor notícia é que fazer implantes está cada vez mais tranquilo para o paciente. Com a técnica de Cirurgia Guiada o dentista planeja todo o procedimento no computador,  escolhendo com precisão a melhor localização em que o parafuso deve ser inserido, para posteriormente imprimir – em impressora 3D – um guia cirúrgico, com a indicação exata do local. “Com esta técnica é possível realizar a cirurgia sem o uso de bisturi para cortar a gengiva, e isso faz com que a cicatrização seja bem mais rápida e o pós-operatório, muitas vezes, indolor. Diminui, também, a quantidade de medicação a ser administrada, se comparada à inserção de implantes por método tradicional”, pontuou Rodolfo.

 

CUIDADOS – O implante dentário por Cirurgia Guiada, assim como qualquer cirurgia, requer cuidados básicos durante o pós-operatório, tais como escovar bem os dentes após as refeições, usar fio dental e escovas específica, não roer as unhas e evitar o fumo. Para manter o resultado satisfatório, é imprescindível que seja realizada a visita regular ao dentista, pelo menos uma vez a cada seis meses.

 

 

Clínica Estética Sorriso

Instagram: @esteticasorriso
Site: www.esteticasorriso. com.br
Telefone: (81) 3071-4079
Endereço: Av. Rosa e Silva, 1206, Sala 604, Aflitos, Recife-PE

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *