28 de agosto de 2019 jesianerocha 0Comment

 

A Câmara Municipal de Caruaru sediará, nesta quarta-feira (28), uma sessão solene para homenagear artistas plásticos com atuação no município. O cearense Humberto Botão receberá o Título de Cidadão Caruaruense. Já Ed Bernardo, Regina Lúcia e Shivo Araújo serão contemplados com a Medalha de Honra ao Mérito “Mestre Vitalino”. A propositura é do vereador Daniel Finizola (PT). A solenidade terá início às 20h, no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

 

Além da cerimônia, o evento contará com uma exposição com obras dos homenageados, que estará disponível na área de entrada da Câmara. Todos os projetos estão disponíveis na plataforma do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

 

Biografia dos artistas:

Humberto Botão – Humberto Diógenes Botão é natural de Fortaleza (CE) e atua como artista plástico há mais de 20 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou como Diretor de Produção; Diretor Cenográfico e promoveu a Exposição Coletiva de Artes Visuais ‘Cores da Terra’, no São João de Caruaru, em dois anos consecutivos. Atualmente, é Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Cultura na área de Artes Plásticas e desenvolve, em sua casa-ateliê, projetos cenotécnicos, pinturas, desenhos e esculturas em barro e em concreto.

 

Humberto Botão

 

Ed Bernardo – Edson Bernardo, conhecido como Ed Bernardo, começou seu trabalho com artes plásticas há 30 anos, de forma autodidata. Neste período, teve a oportunidade de visitar mais de 250 cidades do Nordeste e de expor em diversos países, como Argentina, França, Estados Unidos, Dinamarca e Espanha. Atualmente, coordena o Museu Ed Bernardo, que possui um acervo com mais de 20 mil fotos sobre a cultura nordestina, além de trabalhos de cerâmica e pintura.

 

Ed Bernardo

 

Regina Lúcia – Formada em Pedagogia, a artista caruaruense Regina Lúcia de Oliveira Cavalcante já participou de dezenas de exposições artísticas. Seu trabalho é conhecido por representar uma arte eclética, com cores quentes e vibrantes, desenvolvida a partir de uma abordagem sociológica. Atualmente, desenvolve uma produção influenciada pelo universo do barro, com uma série de pinturas denominada Tributo ao Mestre.

 

Regina Lúcia

 

Shivo Araújo – Sivonaldo Nunes de Araújo, ou Shivo Araújo, como é conhecido, é caruaruense e turismólogo por formação. Artista plástico desde 2003, tem como inspirações os Mestres Galdino e Vitalino e desenvolve um trabalho que visa representar a pluralidade íntimo-pessoal das artes. Além da produção autoral, também atua com pedagogia artística, realizando rodas vivenciais e oficinas de barro e coordena eventos da Feira Musical do Parque Serra dos Cavalos.

 

Shivo Araújo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *