10 de abril de 2019 jesianerocha 0Comment

 

Integrando a programação da Semana Santa de Caruaru, será realizada a exposição Caminhos de Amor e Fé, assinada pelo artista plástico e ceramista do Alto do Moura, Humberto Botão. A exposição tem início no próximo sábado, 13, às 19h, no Memorial da Cidade (antigo Mercado de Farinha), com um vernissage, e segue aberta ao público, gratuitamente, até o dia 20.

 

Ao todo, serão expostas 15 obras inéditas, em cerâmica, narrando os 15 atos da Via Sacra numa representação conceitual. “A proposta é ressignificar a representação, reportar a imaginação do observador trazendo a Via Sacra para os dias atuais, permitindo-nos vivenciá-la como parte integrante dos dramas, dores, mistos de sensações e conflitos. A arte permite que cada pessoa seja também canal de criação da obra”, aponta um trecho do texto de curadoria, também assinada pelo artista.

 

Ele ainda explica que procura romper com a visão eurocêntrica das representações tradicionais, buscando aproximar os caminhos percorridos pelo Cristo com nosso cotidiano. “Uma coisa que me inquieta bastante é quando o discurso e a prática não correspondem. Isso me chama muita atenção na história de Jesus Cristo, a sua prática espalhava amor, tanto quanto sua fala. Eu quero que as obras possam proporcionar a reflexão sobre nossas ações, se elas estão correspondendo com o nosso discurso”, afirma.

 

 

Memorial

A exposição é fruto de projeto apresentado no edital de convocação da Semana Santa, lançado pela Prefeitura de Caruaru, para seleção de propostas culturais que integram a programação oficial do período. O local escolhido para receber o projeto foi o Memorial da Cidade de Caruaru, cujo prédio data 1924 e funcionou como mercado de farinha até o ano de 1992, quando foi inaugurado como Memorial da Feira. Em 2006, foi reinaugurado com o nome Memorial da Cidade de Caruaru. “O Memorial é uma espécie de protetor da história de Caruaru, um museu que reúne a memória da cidade. Entretanto, muitas pessoas não conhecem seu espaço físico, nem sua importância histórica. Escolhemos este local como forma de valorizar o patrimônio histórico-cultural da cidade e também para colaborar com sua visibilidade”, explica Humberto Botão.

 

A exposição possui classificação livre e as peças estarão disponíveis para venda individualmente ou com valores especiais para a aquisição do conjunto de obras. Você pode acessar a programação completa através do link: https://caruaru.pe.gov.br/caruaru-por-paixao-2019-tera-shows-de-jorge-vercillo-e-ed-motta/

 

Ficha Técnica:

Humberto Botão I Artista Plástico, Curadoria e Expografia

Amanda Samara l Produção Cultural e Assessoria de Imprensa

Criative l Design Gráfico

 

Serviço:

O que: Exposição de arte Caminhos de Amor e Fé

Quando: 13 a 20 de abril de 2019 (De terça a sábado: 8h às 17h; Domingos: 8h às 13h)

Onde: Memorial da Cidade de Caruaru

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *