25 de fevereiro de 2019 jesianerocha 0Comment

 

Não é só com roupa e adereços que devemos nos preocupar no Carnaval. Para aguentar cinco dias intensos de folia, subindo e descendo as ladeiras de Olinda ou dançando nas festas temáticas, é preciso cuidar dos pés para evitar problemas de saúde após a Quarta-feira de Cinzas. Na hora de sair de casa, não basta colocar a sombrinha nas mãos e está no ritmo da folia, é preciso se certificar de que o calçado está adequado para aguentar o frevo no pé.

 

De acordo com o ortopedista, Dr. Rui Eduardo, o calçado deve ser o mais leve possível e com a característica de ter uma proteção para a sola dos pés, os pés em si e o tornozelo. “É preciso que o sapato tenha uma sola grossa para evitar cortes com pedaços de vidro, além de proporcionar conforto na hora de dançar”, comenta, acrescentando que o mais indicado são os tênis e os modelos mocassim.

 

 

Para as mulheres que não abrem mão de combinar o look completo, uma opção charmosa e confortável são as sapatilhas que, combinadas com os shortinhos jeans e um top, dão todo charme que a festa pede. Elas protegem contra possíveis chuvas de verão e aqueles empurrões indesejados na multidão.

 

“No período de Carnaval e pós-festa é bastante comum atender no consultório pessoas com Fascite Plantar que nada mais é do que a causa mais comum de dor na planta do pé, próximo ao calcanhar. É uma inflamação num tecido fibroso plano localizado na sola do pé que acontece em razão do estiramento dos tendões ou ligamentos da região causada pelo uso de sapato de salto alto, prática esportiva, entre outras”, explica.

 

Para evitar traumas como esse é importante que o folião fortaleça a musculatura nos dias que antecedem a festa, já que a maratona de frevo e caminhada exige muito da musculatura do corpo. O primeiro passo é fazer uma avaliação médica detalhada para afastar alguma patologia ortopédica que já esteja se desenvolvendo. Após isto, o paciente poderá iniciar a prática moderada de exercícios e se preparar para o Carnaval.

 

Fonte: 

Dr. Rui Eduardo

Ortopedista

CRM 8292

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *