26 de outubro de 2018 jesianerocha 0Comment

 

A Praça Deputado Henrique Pinto, conhecida como Rua da Matriz, em Caruaru (PE) ganhou, na última quinta-feira (25), o Espaço Nelson Barbalho. A iniciativa da Pães & Delícias teve o objetivo de homenagear o escritor caruaruense, em seu centenário, além de oferecer ao centro da cidade um espaço com melhor mobilidade. A inauguração contou com personalidades importantes de Caruaru, como a filha de Nelson, Valéria Barbalho. Emocionada, ela contou que recebeu a homenagem ao pai com muita alegria. “Tenho certeza que meu pai estaria muito feliz em ver essa homenagem e só enaltece a contribuição dada por ele para nossa cidade”, contou.

 

O projeto começou a ser planejado em fevereiro de 2018 e foi desenvolvido pelo escritório Eleve Arquitetura e visa contemplar também o paisagismo e importância histórica do local. Segundo Jónatas de Carvalho, arquiteto responsável pela obra, a calçada já possui uma árvore que é ponto de encontro de músicos desde a época de Nelson Barbalho. “Tudo foi preservado conforme solicitado pelos idealizadores. A obra recebeu piso intertravado que facilita a mobilidade e acessibilidade dos pedestres e um banco de concreto com acabamento em madeira, de 14 metros, que favorece a organização do trânsito ao redor.”

 

Para o empresário Eli James Laureano, proprietário da Pães & Delícias, o projeto já era era um sonho e fez questão de enfatizar como a obra é acima de tudo, um presente para Caruaru. “A nossa proposta é homenagear o escritor e fazer com que as novas gerações conheçam e saibam da sua importância para a cultura da cidade e  presentear Caruaru com um novo ponto turístico, bem no centro comercial, acessível a todos”, explicou o empresário.

 

Além deles, a prefeita Raquel Lyra marcou presença e afirmou que espera que a iniciativa desperte o desejo em outros empresários da cidade. “Quem dera a Prefeitura conseguir fazer tudo. Precisamos nos unir e fazermos juntos. Então, espero que a iniciativa da Pães & Delícias, desperte o mesmo desejo em outros empresários da nossa cidade”, concluiu a chefe do executivo municipal.

 

A escolha de Nelson Barbalho para ser homenageado se deu não só por ser seu centenário em 2018, mas também pelo local ter marcado a vida do escritor. Além de escrever, Nelson também foi compositor e por se encontrar muito ali com músicos da cidade, acabou tornando o espaço num ponto de encontro para os artistas. Agora, uma estátua de Nelson, feita pelo artista plástico Caxiado, firma ainda mais o local como ambiente de inspiração para músicos e compositores da Capital do Forró.

Empresários Rildete e Eli James Laureano, Valéria Barbalho e Caxiado. (Foto: Paulo Filho/Duale Comunicação)

 

(Foto: Paulo Filho/Duale Comunicação)

 

(Foto: Paulo Filho/Duale Comunicação)

 

(Foto: Paulo Filho/Duale Comunicação)

 

(Foto: Paulo Filho/Duale Comunicação)

 

Eli James e o arquiteto Francisco Cunha (Foto: Paulo Filho/Duale Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *